O vereador do Ambiente participou, esta quarta-feira, no Lar Nevarte Gulbenkian, na freguesia de S. Lázaro, em mais uma sessão do programa EcoMov Sénior, uma iniciativa promovida pelo município de Braga, que visa envolver os seniores em actividades que valorizam o contacto directo com a natureza e com a sustentabilidade.
“À semelhança do EcoMov Júnior que envolve crianças e jovens em diversas actividades, quisemos também chegar ao público sénior e estimulá-los a participar em acções que, para além do desenvolvimento cognitivo os desperta para a natureza e para as actividades ao ar livre”, explica Altino Bessa.
Segundo Bessa, desde o início do ano já participaram no programa 400 idosos dos lares e centros de dia do concelho, envolvendo 20 instituições em outras tantas sessões.
O programa que encerra no final do mês, vai já na sua segunda edição e “tem tido bastante adesão por parte das instituições, o que tem superado as expectativas”.
Os idosos são distribuídos pelas sessões dinamizadas por três projectos distintos: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular. Todos estes projectos têm como objectivo potenciar actividades ao ar livre, valorizando o contacto directo com a natureza.
Altino Bessa sublinhou ainda que “o projecto EcoMov valoriza a memória e identidade dos idosos, recorrendo ao seu conhecimento para dinamizar as actividades. O objectivo é valorizar o conhecimento dos idosos e promover um envelhecimento activo, com foco em projectos adaptados e actividades intergeracionais”.
As actividades desenvolvidas durante o EcoMov Sénior são cuidadosamente planeadas e incluem a criação de jogos de mesa, instrumentos musicais e peças decorativas por via da reutilização de materiais. Através do uso de materiais recicláveis, os seniores são incentivados a criar diversos jogos de raciocínio e memória.