O Eixo Atlântico reúne na próxima quinta-feira, em Santa Maria da Feira, com a diminuição dos voos internacionais decidida pela TAP a partir do aeroporto Sá Carneiro na agenda.
Hoje, em declarações à TSF, Ricardo Rio avançou o que os autarcas portugueses e galegos do ‘Eixo’ vão comunicar ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, que participa também no encontro: “o governo não pode ficar silencioso nesta matéria, e ainda mais depois de reforçar a posição accionista”.
Defendendo que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “é há muitos anos uma referência no noroeste peninsular”, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e presidente do Eixo Atlântico, considera que as medidas anunciadas “são prejudiciais, não apenas para Portugal, não apenas para o Norte, mas para toda a euro-região”.
Na reunião, as ligações ferroviárias e rodoviárias transfronteiriças são igualmente tema da agenda. Ricardo Rio disse à TSF que “há um conjunto de factores que têm sido descurados pelos governos dos dois países” para potenciar o desenvolvimento do território. Rio elege a ligação de comboio Porto-Vigo como essencial, mas também a ligação rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanabria.
FG (CP1200) com TSF