Foi um resultado “muito bom”. A opinião é do presidente da Distrital de Braga do PSD, partido que elegeu, este domingo, oito deputados no círculo eleitoral de Braga, o mesmo número que havia conseguido nas eleições legislativas de 2015.
“Foi um resultado muito bom, face às dificuldades que enfrentávamos à partida”, disse, a O Vilaverdense/PressMinho, o presidente da Distrital de Braga do partido, José Manuel Fernandes.
O também eurodeputado salientou que, no distrito, e tal como aconteceu em eleições anteriores, “o PSD teve mais cinco por cento de votos do que a média nacional”. E ganhou em 8 concelhos: Amares, Vila Verde, Barcelos, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Celorico de Basto, Vieira do Minho e Esposende.
Os socialistas, que tiveram mais votos no distrito, ganharam em Braga, Guimarães, Famalicão, Fafe, Cabeceiras de Basto e Vizela.
Fernandes salientou que o resultado conseguido se deveu “à excelente lista apresentada ao eleitorado, integrando apenas gente da terra”, e ao trabalho realizado no terreno por todos os candidatos, com destaque para o cabeça-de-lista André Coelho Lima e para o número dois, Firmino Marques, mas também para os autarcas social-democratas que se empenharam no combate eleitoral.
Disse que o PSD/Braga tirará as consequentes ilações da votação, tendo em vista o próximo desafio eleitoral, o das eleições autárquicas de 2021: “trabalharemos, não só para manter o mesmo número de municípios, mas, sobretudo, para o ampliar”, afirmou, sublinhando que, alguns dos resultados agora obtidos em certos concelhos, “mostram que é possível conquistá-los”.
O dirigente político manifestou-se, ainda, convicto de que os 8 parlamentares eleitos darão o seu melhor em defesa dos interesses dos eleitores do distrito.
FIRMINO LANÇA GABINETE DO ELEITOR
Já o futuro deputado por Braga, Firmino Marques anunciou que, quando tomar posse como parlamentar, a primeira iniciativa que tomará será a da criação em Braga de um Gabinete do Deputado, no qual receberá os cidadãos que entendam procurá-lo com pedidos de resolução de problemas de interesse da comunidade ou com propostas para uma melhor governação-
“Vou manter a mesma postura de proximidade que tive enquanto autarca de São Vítor e, até agora, como vereador e vice-presidente da Câmara de Braga”, afirmou.
A concluir, comprometeu-se a fazer uma política “de verdade e de empenho, em prol do distrito e das suas populações, sobretudo das que enfrentam dificuldades no dia-a-dia”.
Luís Moreira (CP 8078)