O cabeça-de-lista do PAN pelo distrito de Braga, Rafael Pinto, reuniu com o Sindicato dos Professores do Norte com o objectivo conhecer as reivindicações dos docentes no distrito.
Segundo Rafael Pinto, “na última década assistimos a uma desvalorização da carreira dos professores, tanto ao nível salarial como de condições de trabalho. Isto causou uma falta de atractividade na profissão levando à grave falta de professores que já se sente e, se nada for feito, se irá agravar nos próximos anos”.
Para o candidato do Pessoas-Animais-Natureza “a educação é a base da sociedade e a escola pública tem que funcionar em pleno para garantir o combate às desigualdades sociais”.
O partido defende a recuperação progressiva do tempo de carreira dos professores, apoios aos professores deslocados e a aposentação aos 40 anos de trabalho, sem penalizações.
Para além da melhoria de condições para docentes e auxiliares, Rafael Pinto refere ainda que “no distrito de Braga temos 16 escolas que precisam urgentemente de obras”.
“Um PAN mais forte no Parlamento vai garantir que estes investimentos sejam feitos, oferecendo melhores condições à comunidade escolar”, diz Rafael Pinto.
De acordo com o cabeça-de-lista, “a nossa visão para as escolas vai mais longe, defendendo também um reforço dos psicólogos e nutricionistas disponíveis. Isto permite integrar na educação, políticas de prevenção na saúde, o que se irá reflectir numa redução das doenças e melhoria do funcionamento do SNS”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)