O elevador centenário do Bom Jesus de Braga vai geminar-se com o seu congénere brasileiro, o do Corcovado, no Rio de Janeiro. O deputado municipal Manuel Beninger, do PPM, adiantou que o protocolo entre a Confraria do Bom Jesus e o Município do Rio – representado pelo administrador Sávio Neves – prevê que o elevador, que sobe ao monumento do Cristo do Corcovado, apoie a candidatura do português, a património da humanidade.
O acordo contempla, ainda, a colocação de placas e painéis exteriores alusivos à geminação, e uma redução de 50 por cento a todos os portugueses que queiram subir ao morro do Corcovado, desde que provem que residem em Braga. O que – sublinha – pode ser útil a quem for aos Jogos Olímpicos.
As duas estruturas – salientou – têm várias semelhanças, desde cronológicas a paisagísticas, mas com uma diferença: o de Braga é movido a água e o do Rio, a electricidade.
A iniciativa visa “potenciar o Bom Jesus e a sua classificação numa cidade que é apenas uma das dez maravilhas do mundo. O objetivo é que lá se fale do Bom Jesus de Braga também”, acrescenta Manuel Beninger.