A Embaixador do Panamá considera “essencial” a participação do seu país na Capital Ibero-Americana da Juventude Braga 2016. Ilka Varela de Barés falava no encontro que manteve esta sexta-feira com Ricardo Rio.
“Pretendemos que este grande evento possua elementos representativos da cultura do nosso país. Temos bons programas de juventude que já apresentamos à organização e esta melhoria na comunicação entre o Panamá e Braga certamente fará com que mais jovens cá venham para conhecer a cultura e até melhorar os conhecimentos de língua português”, afirmou a diplomata, de visita à cidade.
I encontro, explicou o presidente da autarquia bracarense, surge na sequência de um conjunto de contactos com os vários países membros da Organização Internacional da Juventude (OIJ) que são parceiros na ‘construção’ da Capital.
“Temos procurado estabelecer parcerias que façam com que cada um destes países seja parte activa deste projecto, dando a conhecer a sua cultura. Consideramos que este evento, pela sua dimensão e importância, não se pode fechar nas nossas fronteiras. Queremos trazer os países da OIJ até Braga e levar Braga até esses países”, disse Rio, referindo que, entre outras actividades, Braga está a preparar acordos de geminação com diversas cidades no contexto ibero-americano.
FG (CP 1200)