Paredes de Coura registou um aumento de 737 postos de trabalho, bem como um crescimento de 14% da população activa do concelho de acordo com o Relatório de Síntese Estatísticas do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia para o último período de referência (2014 a 2018) agora divulgado.
Ainda de acordo com este documento do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número total de pessoas ao serviço de empresas no concelho aumentou 40,3%, pelo que este concelho do Alto Minho foi também um caso de sucesso na queda do desemprego jovem, reforçado com o facto de no ano de 2018 ter sido o concelho do país que mais diminuiu proporcionalmente o desemprego.
“Os dados agora divulgados apenas traduzem matematicamente o que já sentíamos e aumentam a nossa preocupação para criar condições de habitabilidade que suportem este crescimento”, sustenta Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, numa apreciação aos números registados pelo INE.
“No entanto, não vou esconder que a ordem de grandeza que os números revelam nos surpreendeu. Simultaneamente, fica demonstrado que a estratégia de desenvolvimento que começamos em 2013 é correcta e tem sido eficaz.”
O autarca recorda que já anteriormente, no período de 2013 a 2015, e de acordo com os dados do relatório ‘Norte Conjuntura’ da CCDR-N, Paredes de Coura registou um crescimento de 700% do volume de bens produzidos para exportação e um volume de exportações sete vezes superior ao de 2013, o maior crescimento das exportações à frente dos restantes 85 concelhos que compõem a Região Norte.