A Kiwi GreenSun, com sede em Guimarães, vendeu, em 2023, à Mercadona cinco mil toneladas de kiwi português, crescendo 100% em relação a 2019, ano em que alavancou o relacionamento comercial com a distribuidora espanhola.
Através da Kiwi GreenSun que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, através de mais de 600 lojas Mercadona, primeiro em Espanha e depois também em Portugal.
Juntamente com a Mercadona, a Kiwi Greensun também cresceu e modernizou o seu negócio. “Tem sido uma relação saudável, que vem crescendo. É um cliente muito exigente em termos de qualidade da fruta e temos conseguido corresponder às suas expectativas e temos crescido muito” afirma Vítor Araújo, director da Kiwi GreenSun.
Pedro Barraco, director da Cadeia Agro-alimentar da Mercadona, afirma que “ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com os fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi Greensun. A Mercadona cresceu em número de lojas a nível ibérico e fruto da estabilidade com a Kiwi Greensun aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”.
Para fazer face a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem apostado em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas lojas, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que lhe permitem alcançar autonomia energética entre Maio e Setembro.