A firma marroquina Moussad, SPM, do empresário de jogadores Youssef Moussad, pede, em Tribunal, 139 mil euros, ao Sporting de Braga alegadamente não-pagos pela transferência, em 2011, por 150 mil, do lateral francês, nascido no Benim, Emmanuel Imourou. Mas o clube diz que já pagou 50 mil.
Na ação, que está a ser julgada na unidade cível, Moussad’ diz que o clube minhoto ficou de liquidar 150 mil euros, por 60 por cento do passe do atleta, 100 mil em julho de 2011 e 50 mil em julho de 2012. Afirma que só foram pagos 25 mil euros e mesmo estes fora de prazo.
O Sporting de Braga contesta, dizendo que já pagou 50 mil euros, e que foi feita uma adenda ao contrato, de cinco anos, para que o pagamento fosse em seis prestações, até ao final de 2012.
E a polémica começa aqui: o empresário diz que a adenda não chegou a ser assinada e que a assinatura nela aposta não é sua, “é falsa e pode ter sido copiada informaticamente”. Chamado pelo Tribunal a dirimir a dúvida, o laboratório policial da PJ veio dizer que a rúbrica parece ser de Youssef Moussad.
Os bracarenses afirmam, também, que, no quadro da adenda, pagaram duas parcelas de 25 mil euros, a última das quais em julho de 2012. O cidadão do reino de Marrocos diz que não recebeu a segunda «tranche», o que obrigou o juiz a escrever aos bancos: o Montepio Geral diz que transferiu, naquela data, a verba para uma conta do Banque Populaire de Casablanca, a pedido do Braga. E que não foi devolvida. O dinheiro passou pelo Deutsche Bank. O banco de Marrocos veio afirmar que não entrou nada na conta da empresa e o seu titular entregou extratos bancários no mesmo sentido. O Banco de Portugal diz que “parece que sim”, mas que só o Montepio o pode provar.
Carta para lá, resposta para cá, o julgamento está em compasso de espera desde 2015.
Emmanuel Imourou, agora com 28 anos, nasceu em França, mas é internacional pelo Benim.
Jogava no Châteauroux, da segunda divisão gaulesa, e veio substituir Sílvio, que estava de partida para o Atlético de Madrid. Ganhava 250 mil euros por ano. Ao fim de uma época, o clube rescindiu com o atleta que voltou a França, ao Clermont Foot.
Luís Moreira (CP 8078)