Braga recebeu esta sexta-feira o maior encontro nacional na área da educação ambiental. O Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2023, que decorreu no Altice Forum Braga, juntou cerca de 4.000 jovens e professores de eco-escolas de todo o país e que contou com a presença do secretário de Estado da Educação.
Organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em colaboração com o município bracarense, o evento foi reconheceu o trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da comunidade. Refira-se que Braga tem este ano 24 escolas galardoadas como eco-escolas.
A sessão de abertura contou com a presença do vereador do Ambiente que destacou o aumento do número de eco-escolas no concelho. Altino Bessa salientou a importância desta rede na consciencialização das gerações mais jovens para a componente ambiental e para a sustentabilidade e deu conta do desejo de Braga apresentar a candidatura a Cidade Verde em 2024.
“Este evento reconhece o bom trabalho realizado por cada uma das escolas visando uma melhor gestão ambiental do espaço escolar, a educação para a sustentabilidade e cidadania, assim como a formação de cidadãos mais activos e participativos, que se alastra a toda comunidade”, referiu o vereador, na sessão que contou ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, António Leite, do presidente da ABAE, José Archer, e de Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente.
O evento incluiu a realização de uma Eco-Mostra, durante a qual os jovens puderam participar em múltiplas actividades, jogos e outras iniciativas dinamizadas por diversas entidades. Ainda durante amanhã, foram entregues os prémios dos cerca de 20 projectos/concursos 2022/23, bem como outras distinções: Eco-Agrupamento, Escola-Madrinha, ou Município Parceiro.
No encontro cada escola recebeu a sua bandeira Eco-Escolas, símbolo do compromisso assumido em prol da educação para o desenvolvimento sustentável e do bom trabalho realizado em 2022/23.
Este ano foram galardoadas como eco-escolas 1.932 escolas (mais 34 que em 2022) de todos os graus de ensino, em 246 municípios (mais 3 que em 2022).
O Eco-Escolas é um Programa internacional da Foundation for Environmental Education presente em 73 países, que se baseia numa metodologia designada de ‘7 passos’, que incentiva a participação activa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas acções, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em 5 temas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.
Em Portugal, o Programa Eco-Escolas tem o apoio das instituições que integram a Comissão Nacional, com destaque para os ministérios da Educação e do Ambiente, e de diversos parceiros, entre os quais o município de Braga.