O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, recebe este sábado, pelas 15h00, mais uma sessão do Ciclo de Encontros com o Património dedicada ao tema ‘A história do território de Braga contada pelo seu espólio arqueológico’.
Durante o percurso de visita à exposição permanente os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto o espólio arqueológico que documenta a ocupação humana do território e da cidade de Braga. Os mais distintos objectos encontram-se datados desde o período Paleolítico até à Alta Idade Média.
A iniciativa é promovida pela Fundação Bracara Augusta, em parceria com a Câmara Municipal de Braga; a Universidade do Minho; a Arquidiocese e o Cabido Primacial de Braga; a Junta de Freguesia de Lamas e a entidade Museus e Monumentos de Portugal.
A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória em https://www.eventbrite.com/e/1081589596599.
Este Ciclo de Encontros com o Património, que se iniciou no dia 23 de Novembro e se prolonga até 18 de Janeiro, contempla sete visitas guiadas a espaços patrimoniais com enfase na fase Pré-Romana e Romana, e que estando associada ao ‘Passaporte Património’ pretende mobilizar as famílias e interessados pelo património para o conhecimento do nosso legado cultural.
Os espaços museológicos contemplados nestas acções são os seguintes: Mamoa de Lamas; Fonte do Ídolo; Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa; Escola Velha da Sé; Termas Romanas do Alto da Cividade; Domus e Cloaca do Ex. Albergue Distrital I Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e o Museu Pio XII.