O Hospital de Braga, unidade em parceria público-privada com gestão da José de Mello Saúde, obteve a melhor classificação do país em “Excelência Clínica”, conquistando em oito áreas clínicas a classificação máxima. São os resultados da última avaliação feita pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), agora divulgados.
Para o Presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, João Ferreira “estes resultados são mais um reconhecimento da qualidade dos serviços prestados no Hospital de Braga”. A qualidade do Hospital de Braga tem vindo, ao longo dos tempos, a ser distinguida através da atribuição de diversos prémios, sendo esta avaliação da ERS “mais uma confirmação de que o Hospital de Braga é um dos melhores hospitais do Sistema Nacional de Saúde”, reconhece João Ferreira.
O Hospital de Braga conquistou Excelência Clinica a todas as áreas a que apresentou resultados no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) e obteve Excelência Clínica máxima – a classificação mais elevada – em oito áreas clínicas. O SINAS, um sistema de avaliação da qualidade global dos serviços de saúde desenvolvido pela ERS, voltou a reconhecer ao Hospital de Braga resultados de excelência naquela que é a segunda avaliação efetuada este ano.
As oito áreas clínicas classificadas com Excelência Clínica máxima (três estrelas) são: Cardiologia na área do Enfarte Agudo do Miocárdio, Cirurgia Geral na área da Cirurgia do Cólon, Obstetrícia na área de Partos e Cuidados Pré Natais, Ortopedia nas áreas de Artroplastia da Anca e Joelho e na Cirurgia da Fratura Proximal do Fémur, Cirurgia de Ambulatório, Unidade de Cuidados Intensivos e Tromboembolismo Venoso no Internamento.
De reforçar que a área de Cardiologia (Enfarte Agudo do Miocárdio) tem mantido o nível máximo de Excelência Clínica há 7 avaliações consecutivas, sendo também de destacar a área de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré Natais) que tem vindo a alcançar o nível máximo de Excelência Clínica há 6 avaliação consecutivas.
O SINAS atribuiu, ainda, excelência clínica de nível 2 (duas estrelas) a Angiologia e Cirurgia Vascular na área de Cirurgia de Revascularização Arterial, Ginecologia na área de Histerectomias, Neurologia na área do AVC, Pediatria nas áreas de Pneumonia e Cuidados Neonatais.
Este relatório da Entidade Reguladora, no qual o Hospital de Braga não apresenta qualquer área ou especialidade com avaliação negativa, e no qual aderiu voluntariamente, reforça a garantia de que os cuidados de saúde são prestados com qualidade e nas melhores condições de segurança para o doente.
Os resultados deste estudo reportam, exclusivamente, à dimensão Excelência Clínica, tendo sido avaliadas entidades de saúde públicas e privadas.
Luís Moreira (CP 8078)