A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) é uma instituição embaixadora do Parlamento Europeu, dando continuidade a um trabalho iniciado no ano passado, que pretende contribuir para uma participação cívica mais activa.
“Ser uma Escola Embaixadora do Parlamento Europeu eleva ainda mais essa responsabilidade e implica um trabalho contínuo, de professores e alunos no papel de embaixadores seniores e juniores, que já teve início no ano transacto”, refere a escola.
Em comunicado, a EPATV explica que “a continuidade do projecto tem envolvido um conjunto de actividades desenvolvidas pelos embaixadores seniores e juniores na captação de novos elementos para disseminar os objectivos principais e levar mais além a sensibilização para a participação activa nas próximas eleições para o Parlamento Europeu”.
Numa fase inicial, houve a preparação de novos embaixadores juniores, do curso Técnico de Estética – 1.º ano, que se juntaram aos anteriores, do curso Técnico de Audiovisuais – 2.º ano e realizaram, junto de algumas turmas de secundário (12.º ano), acções de sensibilização sobre a União Europeia e salientaram a importância do voto como um direito e um dever de todos os cidadãos.
Alguns dos novos embaixadores juniores já se encontram no activo, saíram para as ruas e foram apurar a opinião dos vilaverdenses no que toca à participação nas eleições e os conhecimentos que têm sobre a União Europeia.
“Entre as diferentes entrevistas vão assegurando a importância e a necessidade de votar, pois é um dever cívico e um direito reconhecido. Preocuparam-se também com a reposição e actualização de informação do ‘infopoint’ criado no ano anterior”, refere a EPATV.
Durante os próximos meses, os embaixadores da escola continuarão no activo, realizando acções de sensibilização para a participação nas próximas eleições do Parlamento Europeu e um conjunto de outras actividades que terão maior visibilidade nas comemorações do Dia da Europa.