O Departamento de Formação ao Longo da Vida da EPATV promoveu, esta segunda e terça-feira, uma acção de formação à distância, a designada formação e-learning, para professores que actuam na Educação de Jovens e Adultos e nos Centros Educacionais do Brasil – SESC Ler, em diferentes regiões brasileiras.
“Pretendia-se partilhar a experiência de Portugal em matéria de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: começando pelo papel de Orientação ao Longo da Vida, e seguindo para a metodologia de balanço de competências como o processo de apropriação auto-reflexivo da globalidade da vida do adulto que origina o questionamento sobre si próprio, gerando aprendizagens, conhecimento e transformação”, avança o organismo, em nota enviada à nossa redacção.
“Foi ainda possível abordar os Referenciais de Competências – chave de nível básico, secundário e profissionais, dando alguns exemplos práticos de aplicação e desenvolvimento… uma experiência de partilha muito rica, transmitida em direto para mais de 70 pontos diferentes no Brasil e que poderá vir a ser repetida brevemente”, acrescenta.
Recorde-se que a EPATV é entidade promotora de um CQEP desde 2006, tendo já passado pelo Centro mais de 5000 pessoas jovens e adultas, e tendo certificado perto de 2000 adultos em processos de Validação e Certificação de Competências.
“Num momento em que estamos em fase de transição para o Programa Qualifica, estes momentos de reflexão assumem-se também de extrema relevância para a EPATV, enquanto actor na promoção da Educação e Formação ao Longo da Vida”, conclui.