Os cinco elementos da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) de Terras de Bouro já estão escolhidos e desde o início do mês disponíveis 24 horas por dia. Foram, esta quinta-feira, apresentados, formalmente, numa cerimónia que contou com a presença do comandante Distrital da Protecção Civil.
Para o presidente dos Bombeiros de Terras de Bouro, Manuel Tibo, “esta era uma necessidade básica do concelho. É uma equipa que está disponível para todo o tipo de socorro de forma permanente e num concelho onde há desportos radicais, caminhadas em trilhos e actividades de montanha tornava-se uma urgência”.
Os cinco elementos já eram bombeiros com o mínimo de dois anos de experiência e foram escolhidos através de um concurso. Para Manuel Tibo, “são mais cinco postos de trabalho criados no concelho». Esta equipa irá engrossar, também, o socorro no Parque Nacional da Peneda Gerês.
Aliás, isso mesmo foi referido pelo Comandante, José Amaro: “queremos especializar esta equipa no resgate e salvamento em montanha. Para Terras de Bouro é uma mais-valia porque passamos a ter uma resposta permanente em termos de socorro durante o dia, que era onde tínhamos mais dificuldades”.
“Agora podemos ter uma segunda e terceira saída”, refere o comandante que quer especializar esta equipa em resgate em trilhos ou quedas “porque acontecem em zonas de difícil acesso e podemos assim ter um socorro mais rápido”.
Num concelho com uma taxa de emigração elevada, José Amaro tem um desejo: “gostaria de ter mais população para poder recrutar mais voluntários porque em termos de material e viaturas estamos bem servidos”.
Pedro Antunes Pereira (CP 5930 A)