A Associação Florestal do Cávado (AFC) recebeu, esta sexta-feira, das mãos do primeiro-ministro, António Costa, três novas viaturas para as equipas florestais de Amares, Barcelos e Terras de Bouro. Uma das viaturas foi atribuída à nova equipa de cinco homens que está a ser criada em Barcelos e as outras duas irão substituir as viaturas obsoletas dos sapadores de Amares e Terras de Bouro.
Na cerimónia realizada em Pampilhosa da Serra, as chaves dos novos veículos foram recebidas pelo presidente da Associação Florestal do Cávado, Carlos Cação, que manifestou “o apreço e orgulho do reconhecimento por parte do Governo do trabalho que está a ser desenvolvido pela Associação”.
Os ministros da Agricultura, Capoulas Santos, da Administração Interna, Eduardo Cabrita e Adjunto, Pedro Siza Vieira, também, marcaram presença na cerimónia.
As novas viaturas vêm reforçar a operacionalidade destas três equipas, “com equipamento novo e de qualidade que é sem dúvida uma mais-valia, principalmente nesta fase, para a primeira intervenção no combate aos fogos florestais”. Por outro lado, para Carlos Cação, “estes equipamentos aumentam a motivação e qualidade de trabalho dos próprios sapadores”.
Com a entrega destas viaturas, a Associação Florestal do Cávado garante, em menos de um ano, oito equipas de sapadores florestais para os concelhos de Amares (1), Barcelos (2), Braga (1), Esposende (1), Terras de Bouro (1) e Vila Verde (2) e cinco novas viaturas. “Para terminar esta primeira fase de reequipamento contamos, em breve, poder substituir o carro obsoleto da equipa de Barcelos”, finaliza Carlos Cação.
Recorde-se que a AFC é a Associação com mais equipas de sapadores florestais do país.
Carlos Machado Silva (CP 3022)