A Torre de Menagem, em Braga, abre esta terça-feira as portas ao público com uma exposição de ilustrações sobre a história da cidade.
O município adiantou que a exposição, intitulada ‘Era uma vez uma Cidade’, “propõe uma versão ilustrada da história, protagonistas e evolução urbana de Braga, através do talento esclarecido do bracarense César Figueiredo”.
“Este é o primeiro projeto em Portugal que integra ilustração histórico-arqueológica, desenho, infografia 3D, maquetas e espólio arqueológico numa viagem de mais de dois milénios sobre a história da cidade”, sublinha o pelouro da Cultura.
Ao todo, mais de 80 ilustrações, distribuídas por quatro pisos, permitem um inédito percurso pelos dois mil anos de história da cidade. A elaboração dos conteúdos contou com a colaboração de uma dezena de investigadores, além do apoio logístico do Museu D. Diogo de Sousa e do Museu Pio XII.
A Torre de Menagem é quase só o que resta do antigo castelo da cidade. Localizada no ponto mais elevado do planalto em que assentava o burgo medieval, este monumento estava integrado numa fortificação reforçada com cinco torreões.
Luís Moreira (CP 8078)