A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebra o seu 41.º aniversário esta segunda-feira, às 15 horas, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia abre com as intervenções da presidente da ECUM, Estelita Vaz, e do reitor António M. Cunha.
Segue-se a entrega de prémios e distinções, na qual são também agraciados os presidentes e os vereadores de Educação dos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, pelo seu papel activo na promoção da cultura científica e pelo contributo na interacção entre as escolas destes municípios e a ECUM.
Às 15h45, o professor Carlos Herdeiro, da Universidade de Aveiro, profere a palestra ‘Ondas gravitacionais: a verdadeira música celestial’. O físico vai explicar porque a deteção destas oscilações do espaço-tempo é comparada aos “sons” do Universo e de que forma revela uma camada da realidade até aqui inacessível. As ondas gravitacionais foram previstas por Einstein há um século e, após décadas de esforços tecnológicos, foram dectetadas há dias pelo observatório internacional LIGO, sendo interpretadas como o resultado da colisão de dois buracos negros há 1.3 mil milhões de anos.
Doutorado em Cambridge, pós-doutorado em Stanford e fundador do Gr@v – Grupo de Gravitação, Carlos Herdeiro já recebeu o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação e teve menções honrosas no concurso mundial de ensaios da Gravity Research Foundation em 2014 e 2015.