A Escola de Ciências da UMinho volta a integrar um programa universitário da Noite Europeia dos Investigadores, dedicada ao tema ‘SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia’, que decorre nos dias 30 de setembro de 2016 e 29 de setembro de 2017, no quadro de um consórcio com as Universidades de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.
A Escola de Ciências da UMinho adiantou que coordenará as atividades que decorrerão nessa noite em Braga, estando a ser planeado um programa destinado ao grande público que pretende mostrar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal e, em particular, em Braga. “Esta será igualmente uma excelente oportunidade para as unidades de investigação locais se conhecerem e partilharem informação sobre a investigação que desenvolvem”, assinala.
A Noite Europeia dos Investigadores “é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível”. “Ciência no dia-a-dia” tem sido percebida como um lema para estimular a participação do público em geral, especialmente do público jovem, com atividades de investigação e de transmissão do conhecimento científico.
“Ao adotar este objetivo para a Noite Europeia dos Investigadores, temos a intenção de potenciar a consciência pública sobre o quanto a ciência influencia o nosso modo de vida, mas também dar aos investigadores a oportunidade de concretizar a perceção do grande público sobre o seu trabalho e melhorar os contactos entre os investigadores e os cidadãos para reforçar os esforços de inovação”, refere.
Este ano, para além das atividades durante a Noite, – acrescenta a Escola – “promoveremos atividades preparatórias, nos meses de julho e setembro, de forma a cativar o público em geral para o evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia”.
Luís Moreira (CP 8078)