A Gira Bailarina – Associação/Escola de Dança Flávia Portes, com sede em Guimarães, sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais relevantes competições de dança a nível global.
As bailarinas conquistaram o título de campeãs do mundo na categoria Contemporâneo, representando Portugal no evento que decorreu em Orlando, Estados Unidos da América.
O triunfo incluiu tanto uma vitória individual pela dupla formada por Sofia e Leonor quanto uma actuação colectiva das alunas da escola, que se destacaram num palco disputado por centenas de participantes de alto nível.
Além disso, a escola brilhou nas ‘Danças Urbanas Grandes Grupos’, onde garantiu um honroso 2.º lugar, no encerramento da competição.
Fundada em 2013, a Gira Bailarina tornou-se uma referência no ensino de diversas modalidades de dança, como ballet clássico, contemporâneo, hip-hop e jazz, contando actualmente com cerca de 230 alunos.
“O sucesso no All Dance World é mais um reflexo da excelência que a escola promove, tanto nas competições como nas suas iniciativas inclusivas, destacando-se a colaboração com a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG), que utiliza a dança como ferramenta de inclusão social”, diz a escola.