A Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho assinalou esta quinta-feira o seu 104º aniversário, com uma sessão solene no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, em Braga.
A cerimónia incluiu intervenções do reitor António M. Cunha, da presidente da ESE, Maria Isabel Lage, do representante da Associação de Estudantes da ESE, Emanuel Marques, bem como a entrega das cartas de curso, de prémios e um momento musical que conta com a participação dos estudantes do Departamento de Música da UMinho.
A ESE-UMinho é considerada uma referência no ensino da Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga. A unidade politécnica foi criada em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga.
A sua oferta educativa inclui a licenciatura em Enfermagem (está no top 3 nacional nas médias de acesso), além de mestrados, pós-graduações, pós-licenciaturas e cursos de curta duração. O ensino baseia-se na “elevada qualidade, exigência, rigor” e “promoção do desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos estudantes”