O escultor Ascânio MMM recebeu esta segunda-feira a Medalha de Mérito Cultural que a Câmara Municipal de Esposende lhe atribuiu por ocasião do Dia do Município em 2022.
Ascânio Maria Martins Monteiro, artisticamente apelidado Ascânio MMM, é natural de Fão (Esposende), mas reside no Brasil, não tendo, por isso, recebido o galardão no dia 19 de Agosto, data que celebra o Dia da Cidade e do Município.
Aproveitando a sua vinda a Portugal para uma curta visita à sua terra natal, O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, entendeu ser a oportunidade para lhe entregar, pessoalmente, a distinção do município, justificada pelo seu contributo para o engrandecimento e projecção do concelho, tanto a nível nacional como internacionalmente.
Refira-se que a sua produção artística foi objecto de estudo e análise crítica por Paulo Herkenhoff, no livro ‘Ascânio MMM: Poética da Razão’ (BEĨ Editora, 2012). Para além desta publicação foi também editado o livro ‘Ascânio MMM”’ (Editora Andrea Jakobsson, 2005), com textos de Paulo Sérgio Duarte, Lauro Cavalcanti, Fernando Cocchiarale e Marcio Doctors.
Numa sessão informal, que teve como palco o Salão Nobre da autarquia e que contou com a presença de familiares do homenageado e do presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, Benjamim Pereira expressou o reconhecimento do município pela oferta da escultura ‘A Noiva’, uma obra de arte que que se encontra instalada na Alameda do Bom Jesus, em Fão, embelezando aquele espaço que foi alvo de uma intervenção de requalificação.
“Uma localização privilegiada que possibilita o contacto com a peça”, referiu Benjamim Pereira.
Esta é a segunda obra oferecida à sua terra natal, sendo que a outra é a ‘Piramidal’, que se encontra instalada no Largo do Cortinhal, desde 1999.
“Temos um sentimento de enorme gratidão para consigo”, afirmou Benjamim Pereira, elogiando o seu “gesto altruísta, que expressa bem o amor que tem à terra que o viu nascer”.
HOMEM DO MUNDO
Frisou que a atribuição da Medalha de Mérito Cultural configura o reconhecimento e o agradecimento do município pela sua “grandiosidade” enquanto homem das artes, licenciado em arquitectura, uma paixão que despertou, era ainda uma criança, ao passear pelo pinhal de Ofir, onde pontuam excelentes exemplares arquitectónicos, conforme confidenciou. “O Ascânio é um homem do mundo, é uma honra tê-lo entre nós”, afirmou Benjamim Pereira.
O presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão sublinhou igualmente a postura de Ascânio MMM, notando que “homens destes começam a escassear na nossa sociedade”. Valdemar Faria manifestou, por isso, satisfação por ver reconhecido o mérito cultural do escultor.
Manifestando o desejo que a sua obra fique perpetuada em Fão, Ascânio MMM agradeceu o gesto da autarquia, afirmando que “é uma alegria muito grande essa homenagem”.
Manifestou igualmente satisfação por ver o seu trabalho acarinhado na terra que o viu nascer. Sobre a obra mais recente, ‘A Noiva’ considerou que a localização na Alameda do Bom Jesus foi uma excelente escolha, tal como fez questão de reafirmar na visita que fez ao local, acompanhado por Benjamim Pereira.