Impasse político sem fim à vista. Eleições são a 26 de Junho mas neste momento o grande vencedor promete ser a abstenção.
A pouco mais de um mês das eleições o Partido Popular segue na frente nas sondagens em Espanha.
O país vai a votos a 26 de Junho, depois de o Rei ter tido de convocar novas eleições, uma vez que os partidos não conseguiram chegar a um acordo para formar Governo.
Este domingo de manhã o jornal El Pais publica uma sondagem que mostra que pouco mudou em cinco meses. O Partido Popular consegue vencer as eleições mas sem maioria, tendo nesta sondagem 29,9%, ligeiramente mais do que nas eleições de 2015.
Uma das poucas alterações prende-se com a recente coligação entre o Podemos e a Esquerda Unida, que empurra o PSOE para o terceiro lugar e consegue uma vantagem de três pontos percentuais.
A estratégia de Pablo Iglésias e de Alberto Garzón parece assim dar resultado e a coligação tem nesta sondagem 23%, com os socialistas a captar apenas 20%.
Com mais intenções de voto que todos os partidos, a abstenção pode ser a grande vencedora das eleições. Pelo menos 32% dos eleitores não pretendem deslocar-se às urnas o que pode contribuir para que o impasse político dure ainda mais meses em Espanha.
Fonte: Renascença