Depois das eleição de Dezembro não darem maioria absoluta a nenhum dos partidos e as negociações para a formação de coligações terem fracassados, a Espanha pode estar às portas DE NIVAS ‘Legislativas’.
Os principais partidos em Espanha não acreditam que seja possível alcançar um acordo que permita uma coligação de esquerda, avança a RR.
Tanto Pedro Sánchez (PSOE) como Mariano Rajoy (Partido Popular) disseram esta terça-feira que não têm condições para formar Governo. Também o líder do Podemos, Pablo Iglesias, diz que estava disposto a voltar à mesa das negociações, mas que as condições impostas pelo PSOE o tornavam impossível.
Iglesias não referiu quais os termos do PSOE a que se opunha, mas mostrou-se aberto a discutir, caso o partido de Pedro Sánchez mude de posição. Admitiu, porém, que ficará “surpreendido” se isso acontecer.
O Rei Felipe começou novamente a receber os partidos políticos, mas a data-limite para formar um Governo é termina às 16 horas desta quarta-feira, pelo que o cenário de novas eleições se vai tornando cada vez mais forte.
FG (CP 1200) com RR