Cerca de 200 mil pessoas são esperadas na ‘especial urbana’ do Vodofone Rally de Portugal 2017, que Braga recebe a 19 de Maio. Ao longo de 1,9 km, o centro histórico é o palco da ‘especial’ da prova, a maior do desporto motorizado em Portugal.
A ‘Braga Street Stage’ acontece precisamente no ano em que o Vodafone Rally de Portugal comemora o seu 50.º aniversário no país com transmissão assegurada para mais de 100 milhões de espectadores de todo o mundo.
O rally, que se realiza entre 18 e 21 de Maio, conta mais de uma centena de concorrentes e viaturas de competição inscritas na FIA – Federation Internationale de L’Automobile e cerca de 20 concorrentes e viaturas clássicas de competição.
PERCURSO
O percurso do Braga Street Stage tem uma extensão de 1.900 metros, iniciando-se na praça do Comércio, junto ao Mercado Municipal. Depois de passar pela travessa do Carmo até à Igreja do Carmo, os participantes têm de descer em direcção ao edifício GNRation, passando pela avenida Visconde de Nespereira, campo da Vinha e praça Conde de Agrolongo até estabelecer ligação com a rua D. Frei Caetano Brandão.
O trajecto contempla ainda uma passagem pelo interior da praça do Município, até à Sé, contornando na rua D. Paio Mendes até ao largo das Carvalheiras e descendo até à rua S. Miguel o Anjo. Além disso, este percurso inclui ainda todo o campo das Hortas, a rua Andrade Corvo fazendo ligação com a rua dos Biscainhos, terminando junto ao Largo do Pópulo, à entrada da rua do Alferes Alfredo Ferreira.
BANCADAS
O percurso está infra-estruturado com seis bancadas fechadas (cujo acesso está limitado a quem possui bilhetes) que comportam cerca de 3 mil espectadores. Apesar de o acesso a grande parte do perímetro da classificativa ser livre, existem seis bancadas de acesso pago, uma bancada em frente à Igreja do Carmo, duas bancadas VIP localizadas na praça do Pópulo, duas bancadas na praça do Município, uma bancada na rua Andrade Corvo, no Jardim público contíguo ao Museu dos Biscainhos. Existe ainda uma zona de convidados na Praça do Pópulo, que coincide com as bancadas VIP.
Os preços dos bilhetes são de 25 euros para a bancada pública e de 100 euros para a bancada VIP.
Crianças dos 3 e os 6 anos de idade têm entrada gratuita, desde que acompanhadas por um adulto, e crianças dos 7 e os 12 anos de idade têm um desconto de 50 por cento desde que também acompanhadas por um adulto.
Para além das zonas de bancadas, serão criadas Fanzone, em áreas limítrofes ao percurso, onde é possível vivenciar a envolvência da prova, zonas estas que terão áreas de visualização e animação temática.
MUNDO A OLHAR PARA BRAGA
Segundo o presidente da Câmara de Braga, que esta terça-feira apresentou a ‘especial’, “um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, coordenado pelo professor Fernando Perna, revela que a receita total gerada pela edição 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu valores históricos na ordem dos 129 milhões de euros”.
Destes, cerca de 68 milhões de euros, ou seja cerca de 52%, foram gerados por parte de adeptos, equipas e organização.
Ricardo Rio sublinha ainda “a audiência acumulada da prova estimada em quase 100 milhões de espectadores, que geraram um impacto adicional indirecto superior a 62 milhões de euros potenciando ainda mais retorno para a economia do turismo e imagem do destino”.
Por isso, conclui o autarca, “queremos que o Mundo olhe para nós. Para Braga e para Portugal”.