O presidente da Câmara de Braga reafirmou este sábado que “é fundamental envolver os jovens nas estruturas de juventude, aumentando a sua capacidade de intervenção na comunidade e estimulando o seu espírito crítico”.
Ricardo Rio falava na abertura da 12.ª edição do Dia do Associativismo Jovem que decorreu no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga. O evento contou com a presença, do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
“A participação no dirigismo associativo é uma escola de vida e um primeiro estímulo para o trabalho em equipa, potenciando o gosto em servir os outros e em contribuir com soluções para o bem comum. É algo que certamente vai beneficiar a sociedade numa perspectiva de futuro”, frisou o autarca, a exemplo do que tem feito noutras circunstâncias.
Segundo Rio, em Braga a opinião dos jovens é tida em conta e considerada como elemento ´fulcral´ na construção do futuro da cidade. “No contexto da Capital Ibero-Americana, assumimos vários vectores de intervenção, sendo um o de dar voz à juventude e potenciar a sua participação nas mais diversas áreas. Temos várias iniciativas nesse sentido, como o Orçamento Participativo Escolar ou o ´Tu Decides´, com dimensões especificamente dirigida às escolas e às associações juvenis.
“Possuímos ainda a particularidade de, no Orçamento Participativo geral, permitirmos a votação partir dos 16 anos”, afirmou, defendendo que “os jovens devem, inclusivamente, exercer em pleno a sua participação democrática votando nos actos eleitorais a partir dessa mesma idade”.
Durante todo o dia, a cidade foi palco de diversas iniciativas neste âmbito. ‘Participar no Ensino Básico e Secundário’ é o tema da comemoração, que se realizou no âmbito de Braga 2016 – Capital Ibero Americana da Juventude.