Esposende vai acolher o 3×3 BasketArt – Levar o Basquetebol Mais Longe’, uma modalidade que concilia a competição, a recreação, a música e a arte, medida inserida no Programa Nacional de Promoção do Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
A novidade saiu do encontro de apresentação dos projectos de divulgação da modalidade entre os presidentes da FPB, Manuel Fernandes, e da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro, e Benjamim Pereira e Rui Losa, respectivamente presidente e vereador da autarquia
Com mais de 250 milhões de jogadores por todo o mundo, o ‘3×3 BasKetArt’ está entre os desportos recreativos mais jogados no Mundo, tornando-se um motor essencial do desenvolvimento do basquetebol. Esta variante do desporto está actualmente a ser promovida a nível mundial pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
O formato foi primeiramente testado nos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto em 2007 (Macau) e foi introduzido a nível mundial nos Jogos Asiáticos da Juventude de 2009 (Singapura) e fez a estreia competitiva mundial nas Olimpíadas da Juventude de 2001 (Singapura).
JOGO E…
O ‘3×3 BasKetArt’ joga-se em meio-campo, com duas equipas de três jogadores e um suplente por equipa. Cada equipa tem 12 segundos de tempo máximo para atacar.Não existem descontos de tempo, pausas após cesto ou intervalo.
Vence a 1.ª equipa a atingir os 21 pontos ou a que possuir melhor pontuação ao fim de 10 minutos
Em caso de empate, vence a equipa que conquistar os primeiros dois pontos no prolongamento.
Sempre que a bola sai do recinto é reposta na zona central atrás do arco, sendo entregue pela defesa ao ataque.
… A FESTA
O que torna a modalidade festiva é a obrigatoriedade em incluir música (muita) e Dj’s em todas as competições organizadas ou promovidas pela FIBA.
E não só. Para potenciar a atractividade e a curiosidade dos mais jovens, a modalidade deve ser desenvolvida num cenário exterior e urbano, decorado segundo um padrão de street art (pinturas, graffitis) concebido e realizado preferencialmente por artistas locais.