Esposende acolhe até quarta-feira o projecto educativo itinerante Creactivity, desenvolvido pelo BPI e a Fundação La Caixa, através do programa EduCaixa.
“Este novo projecto itinerante tem como objectivo encorajar o desenho e desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em ateliers com materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias”, afirma a autarquia em comunicado.
O projecto Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel, com actividades em linha com as disciplinas cientifico-tecnológicas e artísticas, dirigido principalmente às escolas e famílias. O espaço dispõe de várias áreas para pôr em prática diferentes competências: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Electricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.
Caracterizado pela sua componente lúdica e de colaboração, o espaço permite investigar, planificar, criar novos desenhos, usar materiais comuns e procurar novas funções para eles, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativa, auto-conhecimento para a aprendizagem, criação e realização de projectos.
Os ateliers são dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares. Um monitor acompanha as crianças através de um processo de criação em que os adultos acompanhantes, quer sejam professores ou familiares, também são convidados a participar. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.
A unidade móvel está instalada junto ao Museu Marítimo, proporcionando workshops escolares entre as 09h00 e as 17h00, e visitas de exploração livre, das 17h00 às 19h00.
O sistema de aprendizagem do Creactivity é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, Estados Unidos,que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo, a construção e a personalização de objectos e artefactos com um objectivo lúdico ou utilitário.