A Câmara de Esposende vai aderir ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular – Associação de Municípios, decisão aprovada, em reunião do Executivo municipal, por unanimidade.
A proposta de adesão é submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal, na sessão agendada para o próximo dia 15.
O Eixo Atlântico é uma associação transfronteiriça, composta por municípios e entidades da administração local da euro-região Galiza–Norte de Portugal, cuja filosofia prossegue as orientações da União Europeia. Estes núcleos urbanos pretendem ser “verdadeiros motores de desenvolvimento no espaço regional em que se inserem e que se caracteriza por determinadas realidades socioeconómicas e culturais similares”.
Neste contexto, “a sua intervenção passa por encontrar as melhores soluções no âmbito do denominado Eixo Atlântico, nomeadamente de ordem económica, social, técnica e cultural”.
“Face aos propósitos e objectivos prosseguidos por esta associação é de todo o interesse que o município de Esposende venha a integrar e a participar na mesma”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assumindo que “este é um passo determinante e decisivo para a afirmação de Esposende e do seu território no contexto transfronteiriço”.
“Tal comos os demais municípios que integram o Eixo Atlântico, Esposende pretende constituir-se também como um autêntico motor de desenvolvimento no espaço regional”, vinca Benjamim Pereira, notando que esta estratégia se encontra alinhada com as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município verteu para o seu plano de acção.
Esposende junta-se, assim aos restantes 39 municípios integrados, dos quais 17 são do Norte de Portugal.
Segundo Benjamim Pereira, o município “cooperará tendo como prioritária a promoção e desenvolvimento de áreas como desenvolvimento económico, turismo, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento inovador, políticas urbanas, projectos de infra-estruturas, política social e cultural, entendida como a promoção de todo o tipo de actividades sociais, culturais e desportivas que se identifiquem com as raízes e identidade dos municípios e entidades da administração local membros e que favoreçam a coesão do sistema urbano da Euro-região Norte de Portugal-Galiza”.