Com o intuito de incentivar a separação de resíduos, a Esposende Ambiente, em colaboração com a Mareada – Associação Cultural, de Apúlia, disponibiliza naquela vila, durante a época balnear, um equipamento ‘sui generis’ para depósito de resíduos de plástico e metal.
Trata-se da réplica de ‘Barco do Pilado’, da autoria de António Palmeira, embarcação utilizada até final dos anos 70 para a apanha do pilado (caranguejo – crustáceo palybius henslowii) usado para a adubagem das terras, e que se encontra instalada na Praça dos Sargaceiros, na frente marítima de Apúlia.
EM 2018
Na época balnear de 2018 foram recolhidas e encaminhadas para aterro sanitário cerca de 5.600 toneladas de resíduos indiferenciados, sendo que, durante o mesmo período, apenas foram recolhidas nos ecopontos cerca de 614 toneladas de resíduos para reciclagem.
Assim, sob a temática ‘Do rio ao mar sem lixo’ pretende-se incentivar os banhistas, e população em geral, a melhorar a gestão dos resíduos e a reduzir a ameaça do lixo marinho, que se estima que ultrapasse as 250 000 toneladas de plástico a flutuar nos oceanos.