A Esposende Ambiente apresentou à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal o Relatório e Contas relativo ao ano 2021, que revela “uma situação económico-financeira consolidada”, anunciou esta sexta-feira o município em comunicado.
De acordo com o documento, a empresa municipal apresentou resultados líquidos positivos de 14.729 euros em 2021, cujos resultados antes de amortizações e impostos (Resultados Operacionais) se fixaram em 1.279.698 euros, num ano em que o volume de negócios ultrapassou os 5 milhões 350 mil euros, o que traduziu um aumento de cerca de 2% face ao ano anterior, ficando ainda, o equilíbrio financeiro assegurado.
No comunicado, a empresa realça que “o permanente esforço económico e financeiro foi sustentado pela redução de despesa e gastos, com um controlo permanente e efectivo aos desvios das principais rubricas, tais como o Fornecimento e Serviços Externos, de forma a evitar derrapagens orçamentais e metas a cumprir”.
Segundo as contas, o abastecimento de água representa 53% da actividade global da empresa, enquanto o saneamento, representou 25%, registando assim um ligeiro crescimento face ao ano de 2020.
Já as atividades associadas a competências delegadas pelo município como a limpeza pública, espaços verdes, educação ambiental e pluviais representam 14% da actividade global da empresa municipal no ano de 2021.
“Os subsídios à exploração para o ano de 2021 foram suficientes para fazer face aos gastos e perdas resultantes destas atividades sem receita associada, permitindo a execução dos trabalhos com maior eficiência e eficácia, designadamente por via das sinergias em termos de gestão recursos humanos, equipamentos e infra-estruturas”, refere o comunicado.
Em 2021, a Esposende Ambiente acompanhou, “em permanência”, a evolução da pandemia, “procurando minimizar os possíveis riscos para a actividade, com base na experiência adquirida no ano anterior, mas sem colocar em causa a prestação de serviços públicos essenciais ao longo do ano”. A autarquia acrescenta que foi igualmente assegurada a rentabilidade das infra-estruturas com principal foco na actividade comercial em zonas de novas empreitadas.
O investimento total realizado ascende a cerca de 639 mil euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos traçado e marca a conclusão e o início de empreitadas de infra-estruturação de água, saneamento e águas pluviais.
ADAPTAÇÃO À PANDEMIA
Em período de pandemia, a empresa municipal adaptou-se às circunstâncias em conformidade com o serviço essencial que presta, garantindo a qualidade da água que abastece de forma ininterrupta ao longo de 365 dias no ano, bem como foi assegurada a drenagem das águas residuais produzidas no concelho, a limpeza e desinfecção dos espaços públicos.
Ao nível do fornecimento de bens e dos serviços prestados, assim como da eficiência administrativa interna, destaque para a manutenção das quatro certificações do Sistema de Gestão Empresarial, Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no trabalho e Responsabilidade Social.
Relativamente ao Plano de Segurança da Água, em 2021, a qualidade da água para consumo humano manteve o patamar de excelência, que se traduziu num nível de cumprimento dos parâmetros legais de 100%, pelo que, continua a ser incentivado o consumo de água da torneira no concelho.
No âmbito da Limpeza Pública, Espaços Verdes e da Recolha de Resíduos Indiferenciados no concelho, foi registada uma deposição em aterro sanitário de aproximadamente 19 mil toneladas, cifrando-se num aumento de cerca de 1,4% face à quantidade de resíduos recolhidos no ano anterior.
A recolha selectiva de resíduos nos ecopontos do concelho apresentou no ano de 2021 um aumento de cerca de 2,1 % face ao ano anterior. Apesar das circunstâncias atípicas em que decorreu o ano, em virtude da pandemia de covid-19, no concelho verificou-se um crescimento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem.
Em matéria de educação ambiental, destaca-se a retoma gradual das atividades, assim como a comemoração do 10.º aniversário do Centro de Educação Ambiental.