No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Esposende apresenta o ciclo WOWman – Mulher, tantos Mundos, a partir da próxima sexta-feira, com o objectivo de contribuir para “uma efectiva mudança de mentalidades e de atitudes”, anunciou esta terça-feira o município.
Em comunicado, a autarquia explica que através de diversas manifestações, “e procurando o envolvimento activo da comunidade”, pretende celebrar “as conquistas, mas também reflectir sobre o tanto que falta cumprir ao nível da igualdade de género, no território concelhio, e nos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos”.
“Com efeito, apesar de alguns avanços, difíceis e lentos, verificados sobretudo no mundo ocidental, o direito à igualdade por parte das mulheres é um desafio e um imperativo que ainda está longe de ser concretizado na sua plenitude, inclusive em Portugal”, afirma o comunicado, acrescentando que “muitos continuam a ser os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países, traduzidos em desigualdades de diversa ordem”.
PROGRAMA
O programa inicia na sexta-feira, com a tertúlia ‘O rosto feminino das migrações’, a partir das 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.
No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, são partilhados ‘Percursos que inspiram… no feminino’, tertúlia que decorre no Auditório Municipal, a partir das 10h00.
É também neste equipamento municipal que, no dia 12, às 21h30, tem lugar a sessão de cinema ‘Para Sama’ e, no dia 19, igualmente às 21h30, apresenta-se o concerto com ‘Jogo de Damas’.
O programa prossegue no dia 23, com uma evocação a Ilse Losa, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, a partir das 18h00, e encerra no dia 26, com o teatro ‘O Anjo’, no Auditório Municipal, às 21h30.