Os esposendenses podem votar até 30 de Novembro em dois projectos do Orçamento Participativo: no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da CIM Cávado, do qual a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura faz parte, foi apresentada a proposta “ELivro onde quiser”; a título particular, Teresa Nunes propõe a criação de um local de encontro de artes e artistas associado também à transmissão de saberes de artes e ofícios.
O Município adiantou que a proposta ‘ELivro onde quiser’ visa criar uma plataforma nacional de leitura digital. E, porque as bibliotecas públicas “têm um papel fundamental no desenvolvimento e amadurecimento cultural dos indivíduos”, atentos à evolução tecnológica, os proponentes pedem a criação de uma plataforma nacional que disponibilize um serviço online de empréstimo de títulos actuais de publicações monográficas em formato digital/ebook em qualquer área do conhecimento, editados por diferentes empresas portuguesas com direitos de edição e de publicação.
Esta plataforma deve ser impulsionada e apoiada pelo Ministério da Cultura – Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, pelo Ministério da Educação – Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Plano Nacional de Leitura tutelado pelo Governo, em estreita colaboração com as editoras portuguesas e as Comunidades Intermunicipais – Grupos de trabalho de Bibliotecários.
ESPAÇO PARA ARTISTAS
Já o projecto de criação de um espaço destinado às artes e artistas decorre da necessidade revelada pela comunidade artística em reunir num espaço, qual residência artística, onde possam guardar os seus materiais, ensaiar, criar, conversar com outros artistas, expor os seus trabalhos, cozinhar as suas ideias, arriscar e experimentar.
Este projecto pretende incentivar o aumento da atividade e oferta cultural da região, o pensamento social e manifestação cultural, servindo os municípios envolvidos.
Luís Moreira (CP 8078)