O município de Esposende, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), associa-se, mais uma vez, à campanha de consciencialização ‘Outubro Rosa’ da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Recorde-se que mês de Outubro é marcado por duas efemérides: no dia 15, assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e, no dia 30, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.
“Esta campanha pretende, assim, despertar a comunidade, particularmente as mulheres, para a necessidade do diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam esta doença”, informa a autarquia em nota à comunicação social.
“A campanha de sensibilização – acrescenta a mesma nota – traduz-se na decoração com a cor rosa de ruas e das montras da cidade, bem como dos edifícios municipais”, sendo “a comunidade é convidada a juntar-se à onda Outubro Rosa”, de forma individual ou em grupo, promovendo uma actividade para grupos organizados ou simplesmente passando a palavra”.
Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 mil novos casos de cancro de mama, e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal são detectados, anualmente, cerca de 4500 novos casos, sendo que, se tratados logo de início, apresentam uma taxa de cura que pode chegar aos 95%.
A campanha ‘Outubro Rosa’ enquadra-se no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que respeita a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).