A recriação histórica “Galaicofolia, 2000 anos de festa!” abriu ao público esta sexta-feira e estará aberta ao público até domingo, com horários alargados: até às quatro da manhã no sábado e até à meia-noite no domingo.
A parceria da Câmara Municipal de Esposende e da Junta de Freguesia de Vila Chã proporciona, segundo a organização, «um evento de forte cariz cultural, com um perfil de lazer e entretenimento que pretende levar ensinamentos aos mais novos».
De resto, no centro interpretativo de S. Lourenço, onde se realiza o evento, decorrem, ao longo do ano, diversas atividades de conhecimento e defesa do património.
A Galaicofolia pretende ser um pequeno excerto da riqueza cultural e arquitetónica do concelho de Esposende, razão pela qual ocupa um lugar de destaque no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município de Esposende.
O objetivo é dar a conhecer o território e atrair visitantes e turistas, valorizando o património do concelho, nomeadamente o arqueológico.
Ao longo destes três dias, é recriado o “modus vivendi” da aldeia galaica existente há cerca de 2000 anos, no Castro de S. Lourenço, monte sobranceiro à cidade de Esposende.
«Serão dias de verdadeira folia, onde a animação convive com a gastronomia, as recriações históricas, a música, o teatro e a dança, entre muitas e variadas atividades dirigidas a todo o tipo de públicos», explica a organização.