A Câmara de Esposende expressa o seu sentido pesar pelo falecimento o desaparecimento Maria Teresa Horta, “uma das personalidades mais notáveis e admiráveis do nosso tempo” e adianta que vai evocar e homenagear a ficcionista e poeta nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, em Março.
Em nota à imprensa, o município recorda que Maria Teresa Horta recebeu, no passado dia 30 de Novembro, em Esposende, o Prémio Rodrigues Sampaio, durante uma cerimónia em que José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores representou a galardoada.
“Defensora dos direitos das mulheres e da liberdade foi a primeira mulher a vencer o Prémio Rodrigues Sampaio, em reconhecimento da persistência desta figura da cultura portuguesa na defesa da liberdade e na luta pela igualdade de género, antes e depois do 25 de Abril”, diz a autarquia social-democrata.
A nota refere que júri daquele prémio justificou a decisão unanime, “pela persistência desta figura da cultura portuguesa na defesa da liberdade e na luta, sem tréguas, pela igualdade de género, antes e depois de Abril, que transporta com elegância criativa para a sua obra literária, para o seu trabalho jornalístico, para sua sempre generosa intervenção cívica”.
Esposende irá, no mês de Março, integrado na edição deste ano do ‘WOWman – Mulher, Tantos Mundos’, e que visa celebrar o Dia Internacional da Mulher, evocar e homenagear Maria Teresa Horta, reconhecida mulher de causas, de onde se destaca a luta pelos direitos das mulheres.
PRÉMIO
O Prémio Rodrigues Sampaio foi instituído nos anos 50 do século XX, pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (da qual António Rodrigues Sampaio é patrono), com o apoio da Fundação Gulbenkian, tendo sido suspenso na década de 80, por falta de apoio.
Em 2022, a propósito dos 140 anos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da morte de António Rodrigues Sampaio, o município de Esposende entendeu ser a oportunidade e o momento de se associar a este prémio.