A Câmara Municipal de Esposende vai assumir, integralmente, os custos das obras de ampliação do cemitério de Apúlia, num investimento global de 150 mil euros.
A decisão foi tomada em reunião camarária, onde o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a concessão deste apoio financeiro à União das Freguesias de Apúlia e Fão, para a execução da empreitada de ampliação do cemitério paroquial da vila de Apúlia.
A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, surge como “uma resposta à necessidade urgente de resolver a escassez de sepulturas na freguesia de Apúlia”. Este investimento visa garantir condições adequadas para a realização das cerimónias fúnebres, “com respeito e humanidade”.
“Esta ampliação do cemitério de Apúlia é um investimento fundamental para a nossa comunidade. Com este apoio, pretendemos garantir que as famílias possam homenagear os seus entes queridos de forma digna e com a devida tranquilidade. O município de Esposende tem a responsabilidade de criar as condições necessárias para que todos os cidadãos se sintam respeitados, especialmente em momentos de perda e de luto”, afirmou Guilherme Emílio.
O autarca refere que “a ampliação do cemitério de Apúlia insere-se no conjunto de iniciativas municipais voltadas à construção e conservação de infraestruturas essenciais, com o objetivo de melhorar as condições de vida e de segurança da comunidade”.