Desde que se iniciou, a 22 de Fevereiro, o Plano de Vacinação para a Covid-19 no concelho de Esposende, foram vacinadas 3.256 pessoas, das quais 1.338 já receberam a segunda dose. Nesta próxima fase, está prevista a vacinação de cerca de 24.000 pessoas, a que acrescem as segundas doses das pessoas já vacinadas, esperando-se um fluxo de cerca de 1.500 pessoas por semana.
Os dados avançados pelo presidente do município revelam que entre os vacinados contam-se 327 utentes e profissionais dos lares, 49 bombeiros, 16 elementos da Cruz Vermelha e nove guardas da GNR, bem como 588 profissionais educativos (docentes e não docentes), que foram inoculados nos passados dia 17 e 18 na segunda fase de vacinação do pessoal das escolas.
Benjamim Pereira adianta ainda que nesta fase, encontra-se também em curso a vacinação ao domicílio de todos os idosos que apresentaram dificuldade de deslocação, pela sua condição física ou mental, processo que conta com a colaboração das duas corporações de bombeiros voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas.
Esta operação é realizada por uma equipa composta por um médico e um enfermeiro, apoiada por uma equipa de bombeiros com ambulância de socorro, de forma a assegurar todas as condições de segurança da vacinação no domicílio.
O autarca assegura que Esposende “é um dos concelhos com maior índice de vacinação, facto que nos apraz realçar, o que denota que está a ser desenvolvido um bom trabalho por parte das autoridades de saúde, e demais parceiros envolvidos neste processo”.
Benjamim Pereira frisa que “desde o início da pandemia, o município não tem poupado esforços para combater e controlar a doença, com vista a garantir o bem-estar e saúde da população, canalizando um conjunto de recursos e meios financeiros para esta causa”.
“Não obstante a situação sanitária estar a começar a ficar mais controlada, todos os cuidados são poucos, pelo que, mais uma vez, apelo ao cuidado e sentido de responsabilidade de todos, para que, em breve, possamos retomar a normalidade das nossas vidas”, refere o autarca, notando que “a vacina ajuda, mas, por si, não basta”.
AJUSTES NO CENTRO DE VACINAÇÃO
O presidente da autarquia esposendense explica que ainda que de forma a dar a resposta adequada à próxima fase deste processo, foi efectuado um reajuste do Centro de Vacinação, nomeadamente o aumento do número de boxes de vacinação para um total de cinco, a adequação dos gabinetes médicos na zona de entrada para maior resguardo e privacidade das pessoas, bem como de uma das boxes de vacinação para uma área mais apropriada, da sala de preparação de vacinas de forma a permitir maior espaço de trabalho e maior segurança, e adequação da zona administrativa.
Localizado num pavilhão na Zona Industrial de Bouro – Gandra, o centro medida representa um investimento total de cerca de 40.000 euros, sendo que a autarquia cedeu um conjunto de recursos humanos para apoio na organização e gestão diária deste equipamento.
O centro de vacinação é composto por uma área de recepção, um espaço para atendimento médico e zonas de vacinação. Inclui, ainda, zona de recobro e zona de emergência (apetrechada com os necessários equipamentos de suporte avançado de vida e socorro), espaço administrativo e área de descanso para os profissionais de saúde e restante pessoal de apoio (composta por cozinha, WC e vestiários). Esta operação compreende, ainda serviços, permanentes de vigilância e desinfecção, bem como uma equipa de socorro para eventual necessidade de evacuação para unidade hospitalar.
Localizado num pavilhão na Zona Industrial de Bouro – Gandra, o centro medida representa um investimento total de cerca de 40.000 euros, sendo que a autarquia cedeu um conjunto de recursos humanos para apoio na organização e gestão diária deste equipamento.