O Forte de S. João Baptista e as Piscinas Municipais Foz do Cávado acolhem, a partir desta quinta-feira, a exposição do projecto ‘Rotas do Oceano – explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende’. A exposição pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00.
O projecto ‘Rotas do Oceano’ decorre de uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul) e tem como objectivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, abarcando alunos do 1.º ao 3.º ciclo de ensino, com o intuito de capacitar as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.
“Esta aspiração e missão surge do reconhecimento de Esposende enquanto contexto único pelo seu vasto património material e imaterial marítimo e da necessidade de fomentar uma maior proximidade entre a comunidade escolar e o território onde se insere”, refere a organização.
A exposição pretende retratar a diversidade de actividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e contribuindo para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.
O ‘Rotas do Oceanos’ é financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS e contou com o apoio da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, da Docapesca, da Escola Profissional de Esposende, da Associação Fórum Esposendense, do Parque Natural do Litoral Norte e do município.
A exposição, patente até sábado, pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00.
EEA GRANTS
Através do acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objectivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal viu ser-lhe atribuída uma verba de 102,7 milhões de euros.