Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda (BE), anunciou a apresentação no Parlamento o prolongamento do fundo de compensação salarial para os pescadores de Esposende.
A iniciativa parlamentar bloquista foi anunciada no encontro que o deputado, eleito pelo círculo de Braga, manteve com a direcção do Parque Natural Litoral Norte – ICNF e a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE).
“A barra já se encontra encerrada pelo capitão do Porto há quase dois meses e, no próximo mês, deve ser possível garantir algum rendimento a estas pessoas”, justifica.
Pedro Soares afirma que “é necessário reforçar a restinga, para garantir a estrutura que protege a cidade e também para a manutenção das características do estuário do Cávado”, defendendo uma “intervenção continuada através de um plano de dragagens constante e permanente, que possibilite manter a estrutura dinâmica”.
Para o deputado bloquista, e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, “o recurso a serviços externos para dragagem dos vários municípios do norte de Portugal é elevado”, pelo que “poderia haver um programa intermunicipal de dragagens, com dragas construídas localmente”.
FG (CP 1200)