A população de Esposende vai ser vacinada no concelho e não em Barcelos, como inicialmente estava previsto, estando a ser preparado o espaço para vacinação “no seguimento da validação da Autoridade de Saúde”, adiantou esta quinta-feira o presidente da autarquia.
Num texto publicado na sua página pessoal da rede social Facebook, Benjamim Pereira (PSD) refere que, “após avaliação de várias alternativas, foi entendido que de modo a proporcionar espaço suficiente para espera antes e após o acto de vacinação, assim como de capacidade estacionamento, a melhor solução é instalar o espaço na Zona Industrial, num pavilhão devidamente apetrechado” para o efeito.
“Estão assim criadas as condições. Que venha agora a vacina e que se inicie o processo de contacto com os munícipes, no qual também colaboraremos se assim se mostrar necessário, assim como mantemos disponibilidade para o transporte de quem não tiver meios próprios para se deslocar”, escreve o autarca.
O processo de vacinação da população de Esposende com mais de 80 anos ou com mais de 50 com patologias foi alvo de críticas, depois de ter sido anunciada que teria de ser feita em Barcelos.
A questão levou Benjamim Pereira a acusar na sexta-feira o director do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III de estar a “partidarizar” ou desconhecer o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, exigindo a sua “exoneração imediata”.
Benjamim Pereira disse estar “quebrada a confiança” entre o município e Fernando Ferreira, depois de este alegadamente ter sido “peremptório” ao afirmar que “só poderia haver um centro de vacinação” por agrupamento de centros de saúde, obrigando a população de Esposende a deslocar-se a Barcelos.