‘AMAReMAR – Arte e Comunidade’ é como se designa o projecto que Esposende está a desenvolver com o intuito de promover a inclusão social através de práticas artísticas.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinha a mais-valia de um projecto desta natureza, “quer porque potencia a auto estima das pessoas e evidencia as suas potencialidades, quer porque contribui para fomentar o convívio entre gerações, atendendo a que envolve a participação de diferentes faixas etárias”.
Tendo por base a reflexão sobre a cultura local, a história das gentes e das suas origens, o ‘AMAReMAR’ convida “a comunidade a procurar a realização pessoal, a felicidade, o amor e a solidariedade”.
“Mais importante do que os bens materiais é a felicidade e o bem-estar das pessoas”, diz Benjamim Pereira, assinalando que “os projectos de carácter imaterial têm tanto valor como as projetos materiais, razão pela qual o município abraçou, desde a primeira hora, esta iniciativa”.
‘AMAReMAR’, está já a ser desenvolvido, nomeadamente nas oficinas de música, ilustração, multimédia e 3D, e teatro. O resultado final do trabalho em curso será materializado através da apresentação de um espectáculo.
Na qualidade de coordenadora artística do projecto, Eva Fernandes refere que “é um projecto emocionante, porque o ponto de partida deste projecto são as pessoas”. A ideia “é trabalhar Esposende”, explanando o que foi, o que é, e o que será Esposende depois deste projeto.
Considerando que “o maior valor de uma comunidade são as pessoas”, Eva Fernandes refere que os objectivos da iniciativa passam por “fortalecer uma comunidade, dando-lhe voz, ajudando-a a reflectir sobre questões da identidade, através da arte, uma poderosa ferramenta para proteger a população da invisibilidade, da indiferença e da falta de sentido crítico”.