A Câmara de Esposende promoveu este fim-de-semana a 4.ª Feira da Saúde. Apresentar os serviços de saúde existentes no concelho e promover, junto da população, a prática de hábitos de vida saudáveis foram os objectivos.
“Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população e, através da realização desta feira, proporcionamos a mostra dos serviços existentes no concelho, principalmente aqueles que não beneficiam de tanta exposição mediática”, referiu o presidente da Câmara Municipal Benjamim Pereira, durante a visita que efectuou, acompanhado pela vice-presidente, Alexandra Roeger.
Alexandra Roeger, responsável pelo pelouro da Saúde Pública, vincou o facto de esta iniciativa se inserir no Plano Municipal de Saúde Pública, do qual constam outras medidas, como a comparticipação na compra de medicamentos por pessoas carenciadas, a aposta na qualidade e segurança alimentar. Para breve está a apresentação de diversos eixos estratégicos, medidas e acções que pretendem potenciar a participação da comunidade.
Apesar da chuva, foram muitos aqueles que se deslocaram à Zona Ribeirinha, onde tiveram a oportunidade de realizar rastreios, eletrocardiogramas, avaliar a tensão arterial ou entregar-se a uma aula de meditação. Porém, nos 18 expositores puderam colher informação sobre outras técnicas e serviços disponíveis, desde as medicinas alternativas aos centros de reabilitação e aconselhamento nutricional.