Reabriu esta quarta-feira a Unidade de Saúde de Apúlia, Esposende, em articulação com município e o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende.
Para esta quinta-feira está prevista a abertura da Unidade de Saúde de Forjães, a avança autarquia, referindo que assumiu os encargos necessários com vista às reaberturas, “nomeadamente suportando encargos financeiros que não são da sua responsabilidade”, cumprindo “a promessa de disponibilizar os serviços de saúde à população”.
Na unidade de Apúlia foi instalada uma rampa de acesso, permitindo que fosse criado o circuito de segurança para os utentes, por forma a ser usada uma porta para entrada e uma outra para saída.
Relativamente aos serviços médicos que as unidades de saúde vão prestar, o director do ACES Cávado III, Fernando Ferreira informou que “os serviços serão garantidos através de mobilidade de médicos e assistentes”, uma vez que há carência de recursos humanos. Em Apúlia, o atendimento decorre entre as 08h00 e as 15h00.
A autarquia lembra que o facto de ter reaberto a Unidade de Saúde de Apúlia “não significa que tudo voltou ao normal”. “Continuamos sob efeito da pandemia provocada pela covid-19, numa situação de contingência que obriga ao cumprimento das regras definidas pela Direcção Geral de Saúde”, refere frisando que os utentes devem privilegiar os contactos pelas vias digitais, nomeadamente para solicitar receitas, “recorrendo à Unidade de Saúde quando for mesmo essencial, de modo a não sobrecarregar o serviço, deixando-o disponível para quem mais necessita”.
Os utentes da Unidade de Saúde de Apúlia podem contactar os serviços através do e-mail ucsp.apulia@arsnorte.min-saude.pt ou pelo telefone 253981338.