O Estádio 1.º de Maio recebe este fim-de-semana o 35.º Torneio ‘Olímpico Jovem, uma iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Atletismo em parceria com o município e Associação de Atletismo de Braga. As atletas Dulce Félix e Filomena Costa são as ‘madrinhas’.
O torneio reúne cerca de 800 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, provenientes de 20 selecções dos vários distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, contando ainda com a presença de uma delegação representativa do Desporto Escolar e outra de Macau.
Para Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, esta é uma grande festa do atletismo juvenil nacional. “Além de divulgar todas as selecções distritais do país, esta iniciativa é vista como a grande competição do ano para os atletas de formação”, sublinhou a vereadora, na apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira, no gnration.
TORNEIO REGRESSA EM 2018
Depois de ter recebido a prova há dois anos, a cidade volta a estar na rota desta grande competição. O Olímpico Jovem, que terá como madrinhas as atletas Dulce Félix e Filomena Costa, conta com a participação dos “melhores entre os melhores”, constituindo-se como uma excelente oportunidade para invocar os valores e os ideais olímpicos entre os mais jovens.
Sendo Braga uma “cidade de campeões e com fortes tradições no atletismo”, Sameiro Araújo anunciou que, em 2018, ano da Cidade Europeia do Desporto, Braga volta a acolher o Olímpico Jovem.
“Teremos eventos de grande dimensão, nas mais diversas modalidades e direccionados para os mais jovens”, revelou a vereadora.
Por seu turno, José Costa, da Federação Portuguesa de Atletismo, sublinhou que Braga “reúne condições ímpares para este evento, desde logo pela pista, mas também pela oferta hoteleira que permite alojar todos os atletas”.
O Torneio Olímpico Jovem arranca com um desfile dos atletas que tem lugar no sábado, pelas 11h30, entre a Praça do Município e a Praça da República, local onde decorre a cerimónia de abertura e a chegada da chama olímpica.