Em 2024, a Braga alcançou um recorde de 678 mil dormidas, com um aumento de 6,3% face ao ano anterior, superando a média nacional e regional. O turismo internacional representa já 53% das dormidas, destacando-se a entrada dos Estados Unidos da América no top 5 de nacionalidades, com um crescimento de 36%.
Os dados são da Câmara Municipal de Braga, e foram divulgados a propósito da participação do município na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento do sector a nível nacional, que decorre até domingo na FIL, em Lisboa
Ainda de acordo com a autarquia, o sector da hotelaria mantém-se predominante, mas o Alojamento Local teve o maior crescimento, com um aumento de 35,7%.
O número de hóspedes também cresceu 6,4%, ultrapassando a média nacional, com especial destaque para os mercados da Polónia (+39%) e dos Países Baixos (+14,5%).
Além disso, o rendimento médio por quarto disponível (RevPar) atingiu um valor recorde de 42,1 euros.
MODERNIDADE E INOVAÇÃO
Com a presença na BTL, Braga reforça, afirma o presidente da Câmara, “a sua atractividade turística, apostando na conjugação entre tradição, modernidade e inovação”. Segundo Ricardo Rio, é precisamente “a conjugação entre património, inovação e hospitalidade tem atraído cada vez mais visitantes à cidade”.
“Esta edição assume um significado especial para Braga, que apresenta a sua nova marca territorial. A identidade renovada tem como principal objectivo fortalecer a projecção do concelho a nível nacional e internacional, consolidando Braga como um destino de referência para diversos tipos de visitantes”, sublinha Ricardo Rio,
Em visita à BTL, o autarca aponta a importância desta participação: “Braga é uma cidade vibrante, que alia a sua rica história a uma visão de futuro. A nova marca territorial reflecte a nossa identidade e ambição, permitindo-nos reforçar a nossa presença nos mercados turísticos e impulsionar o crescimento económico e cultural”.
Na BTL, Braga aposta na diversidade da sua oferta turística, destacando-se o lançamento do roteiro ‘Conhecer Braga em Três Dias’. Este guia foi concebido para proporcionar itinerários optimizados para diferentes perfis de visitantes, valorizando o vasto património histórico, cultural e arquitectónico da cidade.
O turismo religioso é outro dos pilares estratégicos da promoção de Braga na BTL. A cidade está representada no stand de Turismo Religioso, onde evidencia a riqueza do seu património espiritual e das suas tradições.
Braga, enquanto Capital Portuguesa da Cultura 2025, divulga a programação oficial deste título durante o evento.
A BTL conta com mais de 1500 expositores e afirma-se como uma plataforma privilegiada para networking, inovação e promoção do destino Braga junto de operadores turísticos, jornalistas e profissionais do sector.
Fernando Gualtieri (CP7889)