Os Estaleiros Municipais de Braga foram dotados de melhores condições de conforto e segurança, nomeadamente com a instalação de meios contra incêndios. As intervenções ascendem a cerca de 50 mil euros e visam melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores municipais, organização do espaço e maior eficiência do serviço prestado.
“Actualmente os Estaleiros Municipais são um espaço completamente diferente. As intervenções aqui realizadas visaram colmatar lacunas anteriormente existentes e que diziam respeito ao conforto dos colaboradores e à eficiência dos serviços”, referiu João Rodrigues, vereador responsável pela gestão dos equipamentos municipais, durante uma visita ao espaço que decorreu esta quarta-feira.
Além da reorganização dos espaços dos vários sectores, de modo a ficarem todos dotados de saídas de emergência para o exterior, foi criado um espaço social formado por refeitório (com capacidade para 80 lugares sentados), copa e bar. Também a capacidade dos vestiários foi aumentada, tendo agora lotação para servir cerca de 100 colaboradores, estando ainda em curso a remodelação dos balneários das várias secções.
“Estamos a falar de lacunas que tinham um impacto negativo nos colaboradores e que agora estão claramente resolvidas. Tanto as zonas de trabalho como as zonas de fruição comum foram intervencionadas e espaços como os balneários, o bar ou a copa para as refeições, vieram trazer maior conforto e qualidade no quotidiano dos funcionários”, explicou João Rodrigues.
Estas intervenções contemplaram também a organização do parque exterior de forma a agrupar materiais de construção e equipamentos e foi criada uma oficina para a DEIPE (Iluminação Pública e Energia), assim como um espaço para depósito de resíduos com separação para reciclagem.
Os Estaleiros Municipais passam também a contar com um armazém para stockagem organizada de materiais e um espaço de apoio administrativo. A reorganização das salas de encarregados e técnicos e a criação de uma sala de reuniões, foram aspectos tidos em conta durante as intervenções, assim como a criação de uma sala de pintura para ser partilhada pela oficina, serralharia e carpintaria.
A rede de fibra óptica municipal foi prolongada até ao estaleiro e está em curso o ordenamento do estacionamento automóvel no logradouro exterior. Além destas intervenções, está a ser feita a remodelação integral da cobertura dos estaleiros, com remoção das chapas de fibrocimento, sendo que esta intervenção é realizada e custeada pelo proprietário do edifício.