O prémio Produto/Serviço mais inovador, uma das três distinções atribuídas na competição internacional da Junior Achievement Europe, foi concedido a um grupo de estudantes do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB.
Realizado em Bruxelas, o evento juntou 93 equipas de escolas europeias e teve como principal objetivo promover nos jovens o espírito empreendedor.
A equipa do CLIB, composta por cinco alunos, desenvolveu e tem vindo a implementar um pequeno projeto empresarial que marcou presença nesta competição e que será apresentada em outras iniciativas semelhantes. Trata-se da Entrepreneurship for Development (EfD), uma mini empresa que se destina a facilitar missões de voluntariado e cujos serviços foram selecionados pelo júri como os mais inovadores a concurso.
A mini empresa EfD tem como missão a realização de iniciativas de voluntariado com o objetivo de criar empresas e negócios sustentáveis em países em vias de desenvolvimento. O objetivo principal da empresa é criar condições para que surjam empreendedores locais, contribuindo para o crescimento económico inclusivo e para a eliminação da pobreza.
Os estudantes que constituem a empresa contam já com experiências anteriores de voluntariado internacional e de implementação de programas de formação, uma vez que têm participado no projeto que o CLIB desenvolve há anos no Camboja, dirigido a crianças e famílias com dificuldades económicas. Os ‘empresários’ pretendem agora replicar o sucesso já obtido pelo projeto, partilhar conhecimentos e desenvolver e fornecer pacotes de formação a potenciais voluntários,
A competição de empreendedorismo realizada em Bruxelas, o Congrès LJE 2016, está integrada nas iniciativas da Junior Achievement Europe e reuniu 93 mini empresas, de escolas belgas e estrangeiras, que apresentaram as suas ideias de negócio.
Helena Pina-Vaz, diretora do CLIB, afirma que “fomentamos nos nossos alunos o desenvolvimento de aptidões pessoais que os tornem cidadãos ativos e críticos, entre as quais a solidariedade e a capacidade empreendedora, características que se refletem neste projeto.” “Procuramos sempre que os estudantes se possam sentir motivados pelo trabalho que desenvolvem, mas queremos também que contribuam ativamente para a criação de um mundo melhor e mais justo, o que têm vindo a conseguir com vários projetos de voluntariado solidário, nacionais e internacionais”, acrescenta.