O secretário de estado de Washington, Mike Pompeo, anunciou esta sexta-feira que os EUA irão suspender o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), um pacto fundamental assinado com a Rússia e que tem sido uma peça central da segurança europeia desde a Guerra Fria.
“Durante anos, a Rússia violou os termos do Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário sem remorso”, disse Pompeo, durante a conferência de imprensa na Casa Branca, transmitida pela CNN. “As violações da Rússia colocam milhões de europeus e americanos em risco”, salientou.
“É do nosso dever responder apropriadamente”, disse Pompeo, acrescentando que os EUA disponibilizaram “tempo suficiente” para que a Rússia regressasse ao cumprimento do tratado.
A suspensão deste acordo, que já é aguardada há algum tempo e que levantou preocupações sobre uma nova corrida ao armamento com Moscovo, está prevista para entrar em vigor este sábado.
Com este anúncio de Pompeo, dá-se início a um contra-relógio de 180 dias para completar a retirada norte-americana, a menos que a Rússia anuncie regressar ao cumprimento do acordo assinado previamente em 1987.