José Manuel Fernandes, ex-presidente da distrital de Braga do PSD e actual eurodeputado, manifestou esta terça-feira o apoio a Luís Montenegro na candidatura à liderança, dizendo que o partido precisa de um líder com “força política” e capacidade de resistência. Junta-se assim ao líder da Distrital e ex-presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha
“Apoio Luís Montenegro, considero que o PSD precisa de um líder com força política, que crie empatia com os militantes e, sobretudo, com os portugueses”, afirmou o actual chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, em declarações à Lusa.
José Manuel Fernandes recordou que “o caminho vai ser longo” até às próximas eleições legislativas – previsivelmente, daqui a quatro anos – e defendeu que o partido deve escolher alguém “que seja uma segurança e tenha já demonstrado resistência e resiliência em todo o seu percurso e acção política”.
“Considero que quem cumpre estes requisitos é o dr. Luís Montenegro e por isso o apoio”, justificou à Lusa.
MELHOR OPÇÃO PARA OPOSIÇÃO FORTE
Nas eleições directas de Janeiro de 2020, o eurodeputado tinha apoiado o ainda presidente do PSD Rui Rio precisamente contra o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e, na última disputa interna em Novembro do ano passado, ficou ao lado do eurodeputado Paulo Rangel contra Rio.
Neste momento, José Manuel Fernandes considera que Montenegro “é a melhor opção para Portugal e para os militantes do PSD”.
“É preciso uma oposição forte e para isso é necessário um líder que tenha força política, competência, experiência no combate político e que, em simultâneo, crie empatia com os portugueses. E, como o percurso vai ser longo, será também necessária resistência e resiliência política”, reiterou.
José Manuel Fernandes presidiu durante seis anos à poderosa distrital de Braga do PSD – neste momento é a segunda com mais militantes em condições de votar nas directas de 28 de Maio, atrás do Porto – até 2020 e foi presidente da Câmara Municipal de Vilaverde entre 1997 e 2002.
O actual presidente da distrital de Braga, Paulo Cunha, também já manifestou o seu apoio, a título pessoal, a Luís Montenegro.